Segurança Do Trabalho - O Que Sua Empresa Precisa Fazer?
Por: Admin - 03 de Março de 2023
A Segurança do Trabalho abrange uma série de protocolos e normativas que tratam da segurança na execução das atividades laborais.Apesar de não possuir uma nomenclatura que especifica do que se trata, legalmente, a Segurança do Trabalho possui determinações muito bem definidas pelas normas regulamentadoras e dispositivos legais que visam proteger o trabalhador e, consequentemente, o patrimônio humano e material da empresa.Você sabe quais são eles? Entenda mais a seguir.
Obrigatoriedades da Segurança do Trabalho
A Segurança do Trabalho é responsável em reduzir o impacto negativo do trabalho na saúde do trabalhador, assim como reduzir o número de trabalhadores que pede afastamento e benefícios ao governo, bem como evita processos e indenizações ao empregador.Para que uma empresa esteja de acordo com o que a legislação exige para garantir Segurança do Trabalho ela precisará implementar algumas ações como:- PCMSO - programa de controle médico e saúde ocupacional; trata-se de uma série de exames que irão acompanhar a evolução da saúde do trabalhador por meio da Medicina do Trabalho, baseada nas funções que ele exerce, para saber se as atividades desempenhadas estão acarretando algum prejuízo à sua saúde.
- PPP - perfil profissiográfico previdenciário; é um documento histórico-laboral que irá apresentar quais as condições de trabalho que o trabalhador estava exposto enquanto desempenhava suas funções dentro da empresa.
- E-Social - é uma ferramenta digital que visa reunir informações do trabalhador, principalmente para monitoramento da saúde do trabalhador, condições ambientais de trabalho e comunicar acidente de trabalho.