Quem Faz O Pcmso Da Empresa?
Por: Admin - 29 de Dezembro de 2022
Talvez você esteja se perguntando: Quem faz o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) da empresa? A pessoa responsável por essa tarefa é um médico do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) contratado pelo empregador da empresa e tem sob sua responsabilidade uma importante ferramenta de preservação da saúde dos colaboradores.Mas também, caso a organização conte com um médico do trabalho, pode colocar esse profissional para coordenar o PCMSO.
Afinal, o que é PCMSO?
Esse programa é uma iniciativa que ajuda a preservar a saúde física e mental dos trabalhadores, com a realização de diversos exames para garantir que as atividades laborais não os prejudiquem. São eles:- Exames admissionais;
- Exames periódicos;
- Exames de retorno ao trabalho;
- Exames de mudança de função;
- Exames demissionais.
- O PCMSO é obrigatório;
- O Programa é regulamentado pela norma nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego;
- O setor de Recursos Humanos é o responsável pela sua implementação.
Cuidados de quem faz o PCMSO
A assessoria responsável por gerenciar o processo de quem faz o PCMSO deve assegurar que os exames sejam realizados nos prazos adequados. O objetivo de todo este cuidado é garantir o bem-estar da equipe, podendo exigir a fiscalização periódica do ambiente de trabalho para verificar situações de risco à saúde do colaborador. Leia também: O que é LTCAT ?- Fique por dentroAssessoria em medicina do trabalho
Toda essa regulamentação em medicina do trabalho é necessária. Mas para a empresa garantir o cumprimento de todos os itens da legislação, contar com parceiros como a Tecno MED é uma segurança para que nada seja esquecido por quem faz o PCMSO.Desta forma, assegura-se a redução dos riscos de acidentes que possam afetar a saúde dos profissionais, sejam eles colaboradores com carteira assinada ou mesmo terceirizados.Uma assessoria como a Tecno MED previne dor de cabeça ao gestor, pois quem não segue as normas da medicina do trabalho pode sofrer uma série de sanções. Confira mais benefícios de estar bem assessorado quando se fala em saúde do trabalhador:- Garantir a produtividade da equipe;
- Redução do número de faltas ocasionados por doenças ou acidentes de trabalho;
- Menor gasto com substituição de funcionários;
- Melhora do clima interno da organização ao demonstrar preocupação com a equipe.