Área do cliente

Quais São Os Laudos Sst Que Minha Empresa Precisa?

Quais São Os Laudos Sst Que Minha Empresa Precisa?

Por: Admin - 26 de Maio de 2023

Você conhece os laudos SST que a sua empresa precisa ter para estar de acordo com os processos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho? Contratar um colaborador para o seu estabelecimento requer cumprir uma série de responsabilidades, que inclui leis e normas que têm em vista assegurar a saúde e segurança do funcionário (SST).E para isso é necessário que certos documentos e laudos SST estejam devidamente atualizados. Por meio deles, é possível realizar uma análise completa dos riscos de doença e de acidente ocupacional, e cita também como a empresa deve se portar em relação à preservação do bem-estar dos trabalhadores.Quer descobrir quais são os laudos SST? Veja a seguir.

Conheça os laudos SST

Antes de apresentar os laudos SST, vale destacar que alguns desses documentos variam de trabalho e categoria, por isso separamos apenas os três principais laudos SST que toda empresa precisa para contratar um funcionário. Confira:
  • PCMSO: O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é regulamentado pela NR 7 e tem como principal objetivo cuidar da saúde e prevenir doenças ocupacionais. Ele conta com um planejamento de exames médicos clínicos e alguns complementares, caso seja necessário, dentre todos eles, destacamos o ASO que engloba os exames admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de risco ocupacional e demissional;
  • PGR e PGO: O primeiro significa Programa de Gestão de Risco e é um laudo em que são dispostos todos os riscos de um ambiente de trabalho bem como as medidas que o trabalhador deve tomar para mudar a situação. Já o segundo é o Programa de Gestão Ocupacional, que entrou em vigor substituindo o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Nele são determinados a prevenção e o planejamento dos riscos identificados ou os que possam surgir no estabelecimento;
  • LTCAT: Significa Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho e é um relatório que discrimina de forma bem analítica e detalhista todas as condições ambientais a qual o trabalhador está, esteve ou estará sujeito.
Leia, também: Segurança do Trabalho- O que sua empresa precisa fazer?

Busque apoio de assessorias que trabalham com Medicina do Trabalho

Vale ressaltar que é de extrema importância contar com uma assessoria para garantir a regularidade da documentação da empresa junto aos órgãos de fiscalização, e a Tecno Med pode ser a sua parceira para esse momento.Somos uma empresa com 27 anos de experiência no mercado de saúde ocupacional, segurança do trabalho, consultoria em assistência médica e terceirização de serviços específicos regidos pelas Normas Regulamentadoras.Nossos principais serviços envolvem PCMSO, PGR, e-Social, LTCAT, PPP, DIR, exames complementares, entre outros.
WhatsApp Tecno MED
Tecno MED www.tcmed.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×