Normas De Segurança E Medicina Do Trabalho - Qual Sua Importância?
Por: Admin - 17 de Março de 2023
Você conhece as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho baseadas na Lei nº 6.514 e a sua importância para o bom funcionamento de um ambiente profissional? Com o intuito de esclarecer e abordar esse tema, preparamos o artigo de hoje. Nessa leitura você também irá descobrir como a Tecno MED pode te ajudar a estar dentro das normas, afinal, qualquer empresa - seja ela pública ou privada - deve seguir os procedimentos que mantém a segurança e a saúde do trabalhador. Confira!
O que são as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho?
Como manter a segurança do trabalho é um dos principais pontos discutidos diariamente pelas empresas, principalmente, devido à obrigação de seguir às Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Previdência que visam assegurar a prevenção da segurança e saúde de trabalhadores em determinados segmentos profissionais. As primeiras normas foram publicadas em 1978, eram 28 ao todo. Ao longo do tempo foram criadas outras normas. Basicamente, podemos definir que as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho são regras e obrigações a serem seguidas pelas empresas e colaboradores a fim de evitar acidentes e manter um ambiente de trabalho seguro. Apesar das instituições terem por obrigação seguir esses procedimentos, eles ainda geram muitas dúvidas, afinal, são mais de 35 normas vigentes. Abaixo, destacamos alguns pontos importantes sobre as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho:- Além da prevenção de acidentes, as NRs reduzem as intervenções de processos trabalhistas;
- Com elas é possível, ainda, ajustar determinadas falhas que surgem durante a execução do trabalho;
- As Normas de Segurança e Medicina do Trabalho acolhem o bem-estar físico e mental dos trabalhadores;
- Até 2019 eram 37 NRs, mas em julho do mesmo ano foi revogada, a NR2 (Inspeção Prévia) e, em 2020, a NR 27 (Registro profissional do técnico de segurança do trabalho). Somando, assim, 35 normas regulamentadoras.
- As Normas de Segurança e Medicina do Trabalho são classificadas em gerais, especiais e setoriais.