Área do cliente

Declaração De Inexistência De Riscos - Dir- Quais São As Obrigações?

Declaração De Inexistência De Riscos - Dir- Quais São As Obrigações?

Por: Admin - 28 de Julho de 2023

A Declaração de Inexistência de Riscos - DIR é um documento de extrema importância para as empresas. Ela tem como objetivo atestar a inexistência de riscos ocupacionais nas atividades desenvolvidas, desde que devidamente fundamentada em informações coletadas e registradas pela empresa.A DIR é uma obrigação das empresas e sua elaboração, atualização e manutenção são de responsabilidade delas.

Como é elaborada a Declaração de Inexistência de Riscos - DIR

A empresa tem a responsabilidade de coletar e registrar todas as informações necessárias para embasar a Declaração de Inexistência de Riscos - DIR. Essas informações devem ser obtidas através de uma análise minuciosa das atividades desempenhadas, considerando os riscos ocupacionais que possam estar presentes no ambiente de trabalho.É importante ressaltar que a empresa deve estar atenta a todas as etapas do processo, desde a coleta até o registro adequado das informações.A elaboração da Declaração de Inexistência de Riscos - DIR requer um conhecimento aprofundado sobre as atividades da empresa e as legislações aplicáveis. Para isso, são necessárias duas ações:
  • identificar e analisar os riscos potenciais;
  • considerar os aspectos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
A documentação para a declaração de inexistência de riscos - DIR deve ser clara, completa e fundamentada, evidenciando que todos os aspectos relevantes foram avaliados.Leia, também: Para que serve a DIR no SST?

Importância de manter a DIR atualizada

A empresa deve revisar periodicamente o documento para verificar se houve alguma alteração nas atividades ou nas condições de trabalho que possa impactar a segurança e a saúde dos colaboradores. Caso seja identificada a presença de riscos, medidas de prevenção e controle devem ser adotadas e devidamente registradas.Nesse contexto, a Tecno Med desempenha um papel importante como empresa parceira. A Tecno Med possui expertise atuando com a assessoria em medicina do trabalho, elaborando o PGR e outras documentações necessárias que envolvem a medicina ocupacional.A empresa conta com profissionais capacitados e atualizados, que podem auxiliar na elaboração, atualização e manutenção da Declaração de Inexistência de Riscos - DIR por meio de conhecimento técnico, experiência e suporte necessários para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as normas de segurança e saúde ocupacional.Entre em contato com a Tecno Med e garanta que sua empresa esteja em ordem em relação à Declaração de Inexistência de Riscos - DIR e demais obrigações relacionadas à segurança do trabalho. A Tecno Med é a parceira ideal para ajudar sua empresa a promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.
WhatsApp Tecno MED
Tecno MED www.tcmed.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×