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Como Se Manter Em Dia Com As Normas E Obrigações Do E-Social?

Como Se Manter Em Dia Com As Normas E Obrigações Do E-Social?

Por: Admin - 19 de Maio de 2023

O e-Social é uma plataforma digital criada para unificar as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias das empresas. Desde o seu lançamento, em 2018, tem sido uma ferramenta importante para a fiscalização e acompanhamento pelo governo. Por isso, é essencial que as empresas fiquem atentas às normas e obrigações do e-social para se manterem regulares no e-Social. 

4 procedimentos essenciais das normas e obrigação do e-social

Para manter a sua empresa regular é preciso: 
  • Cadastro das informações dos trabalhadores: as empresas precisam cadastrar as informações dos seus funcionários na plataforma, como nome, CPF, cargo, salário, jornada de trabalho, entre outras informações.
  • Envio das informações mensais: as empresas devem enviar mensalmente ao e-Social as informações referentes à folha de pagamento, impostos, férias e afastamentos. 
  • Envio das informações de segurança e saúde do trabalhador: as empresas devem enviar informações sobre os programas de segurança e saúde do trabalho, além dos laudos técnicos e exames médicos realizados pelos funcionários.
  • Emissão de documentos obrigatórios: as empresas devem emitir documentos como laudos, a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), entre outros.
E, ainda, é importante ressaltar a importância da saúde no ambiente de trabalho que, além de ser uma das normas e obrigações do e-social, é uma questão humanitária, bem como aumenta a produtividade, reduz faltas e afastamentos e melhora o clima organizacional. Para isso, é preciso que sejam adotadas medidas preventivas, como a realização de exames médicos periódicos, treinamentos de segurança, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outras ações.

Principais documentos das normas e obrigações do e-social

Existem várias documentações para se manter regular com as normas e obrigações do e-social, como: Cadastro de Empresas e Entidades (CAEPF), Cadastro de Empregadores (CEI), Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Também há o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), folha de pagamento. Em resumo, para manter-se regular, as empresas devem ficar atentas às normas e obrigações do e-social. E, estar em dia com as normas e obrigações do e-social pode ser um desafio, mas a Tecno MED pode te ajudar no planejamento e execução dessas regulamentações. Afinal, somos uma empresa de medicina e segurança do trabalho, com 27 anos no mercado. Contamos com um atendimento de qualidade, diferenciado para cada tipo de empresa, software próprio de gestão, ambulatório próprio e fornecemos profissionais especializados para auxiliar a sua empresa no cumprimento das normas e obrigações do e-social. Pronto para receber atendimento personalizado? Clique aqui para entrar em contato agora mesmo.
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