PCMSO
PPRA
PPP

Rua Cincinato Braga n° 59 - 3° and. Conj 3D1
Tel: 3266-5850 - 01333-011 São Paulo SP
tc.med@tcmed.com.br
Central de Atendimento
Tel: 11-3266-5850
Tel: 11-3266-9207
Cel:11-95060-5850     
 
Home Sobre Nós Serviços Contato
       
 


Hipertensão
SAL E A HIPERTENSO ARTERIAL
Se você tiver pressão alta, ninguém melhor que seu médico para planejar o seu tratamento. A maioria dos tratamentos combina dieta, exercício e medicamentos para controlar a pressão. Reduzir o consumo de sal uma atitude importante no controle da hipertensão , pois seu excesso eleva a pressão arterial.
Desde que esta relação foi descoberta, passou-se a recomendar, a pacientes hipertensos, a abolição total da ingestão de sal. Porém, se um lado o consumo moderado de sal é essencial ao controle da pressão alta, sabemos também que impossível retira-lo completamente da dieta, já que está presente nos alimentos que ingerimos na forma de sódio. Mesmo assim, esta pequena quantidade (1 a 2 gramas) importante para a reposição de perdas do organismo. Ou seja, a necessidade diária de sal do nosso corpo suprida pelo sódio existente nos alimentos que ingerimos.
Atualmente, a recomendação que um adulto hipertenso, por exemplo, deve restringir seu consumo de sal a menos de 6 gramas por dia. Descontados os 2 gramas existentes nos alimentos, sobram, ainda 4 gramas (2 colheres de café rasas) para serem adicionados às refeições. Mas muita atenção! Lembre-se que elemento químico que mais influencia a pressão arterial o sódio, presente no sal de cozinha (Cloreto de Sódio) e também outros sais, como glutamato de sódio (Aji-no-moto), usado na cozinha oriental, e também podem provocar aumento de presso arterial. Uma boa sugestão recorrer imensa variedade de ervas aromáticas e especiarias para temperar os alimentos. só experimentar!
 
Outras dicas para uma vida mais saudável:
Perca peso. Esta ser uma sugestão que seu médico fará. Mas, além disso, não basta cortar a comida gordurosa, é, comer menos carne vermelha e mais frango e peixe; há a necessidade de aumentar a quantidade de vegetais e frutas e eliminar, ou pelo menos limitar, a ingestão de bebidas alcolicas.
Exercite-se, mantenha-se fisicamente ativo! Caminhar pode ser um bom exercício físico e suficiente para melhorar o condicionamento cardíaco. Experimente subir alguns andares a pé, ao invês de usar o elevador; deixe seu carro um pouco distante do local em que vai trabalhar ou fazer compras para poder caminhar. Tenha em mente que somente seu médico poderá indicar o melhor exercício para o seu caso.
Abandone o cigarro. Estudo mostram claramente que o fumante tem maior chance de ter doenças cardíacas ou derrame cerebral, além de ter maior dificuldade em ter controle da presso alta. Converse com seu médico a respeito e escute o que ele tem a dizer. Acredite, verdade!
Controlar o colesterol com exames periódicos , que seu médico irá solicitará regularmente, muito importante. O Colesterol alto pode causar doenças coronariana e infarto do miocárdio. Mantenha-o sob controle com dieta e, se for indicado pelo seu médico, com o uso de alguma medicação.
Quanto medicação, se um remédio for indicado para você, não pare de tomá-lo, a menos que seu médico peça para parar. Nunca deixe de informa-lo de qualquer reação estranha que você apresentar enquanto estiver tomando medicação.
 
Lembre-se: você o maior responsável por sua própria saúde.

<< Voltar Tabela de Sal e Calorias

 
   
setembro 2018
D S T Q Q S S
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30